Tartarugas resgatadas em fiscalização são avaliadas e devolvidas à natureza em Santarém

As tartarugas que foram resgatadas durante fiscalização na noite de quinta-feira (12) em Santarém, oeste do Pará, passaram por avaliação e levadas para serem devolvidas à natureza na tarde desta sexta-feira (13). Ao todo, 19 tartarugas foram resgatadas, sendo que duas morreram e 17 foram soltas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A médica veterinária Ianny Posiadlo examinou as tartarugas após solicitação da Semma. “Foi observado que são todas fêmeas e pertencentes a espécie tartaruga-da-amazônia. Uma chegou morta, e a outra veio a óbito durante a avaliação. E apesar de serem capturadas por anzóis, nenhuma lesão foi encontrada. Todas estão aptas a soltura”, explicou.

O fiscal ambiental da Semma, Waldiclei Oliveria estava presente na ação de fiscalização. Um homem foi levado para a delegacia para prestar esclarecimento. “Há algum tempo já estávamos monitorando essas situações. Após aviso, fomos fazer a abordagem e apreendemos. Vale ressaltar que a multa é aproximadamente de 5 mil reais por animal apreendido”, revelou.

A apreensão

A operação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Polícia Militar (PM) aconteceu na noite de quinta-feira (12) no Porto dos Milagres, bairro Uruará. Além das tartarugas, os fiscais encontraram pelo menos 83 ovos da mesma espécie. Um homem foi apresentado à delegacia de Polícia Federal e deve responder por crimes ambientais.

Fonte: G1