Estão abertas, até o domingo (05/11), as inscrições para o quarto bloco de cursos a distância com temáticas socioambientais disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA). As aulas têm início na segunda-feira (06/11).
São duas mil vagas em seis cursos autoinstrucionais (sem tutoria) sobre Educação Ambiental; Unidades de Conservação; Igualdade de Gênero e desenvolvimento sustentável; e Produção de conteúdo.
Os interessados devem se cadastrar no novo ambiente virtual ead.mma.gov.br e escolher a turma de interesse. A efetivação da inscrição está condicionada à oferta de vagas. Em dezembro mais um bloco de cursos será ofertado pelo ministério.
De acordo com diretora de Educação Ambiental do ministério, Renata Maranhão, o ambiente virtual do MMA foi reformulado e conta agora com novo layout e novas funcionalidades. “Com o objetivo a tornar a interação dos alunos ainda mais eficaz”, afirma. Estas serão as primeiras turmas a utilizar o novo espaço.
“A ideia é que sejam desencadeados processos formativos continuados em todo o território nacional, voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e ao enfrentamento das problemáticas socioambientais”, explica Renata Maranhão.
HISTÓRICO
O MMA investe na customização de um ambiente virtual de aprendizagem e na elaboração de cursos de educação a distância. O objetivo é permitir o acesso a conteúdos socioambientais e materiais pedagógicos para utilização online e off-line. Cerca de 95 mil usuários já fizeram os cursos.
Alguns foram pensados e disponibilizados para recortes específicos de público e outros para ser ofertados de maneira livre, de maneira semipresencial, com apoio de instituições parceiras, a distância, com tutoria contratada ou voluntária e autoexplicativas (sem tutoria).
Os conteúdos disponibilizados se tornam subsídios e aportam ferramentas para o planejamento e a gestão de programas regionais e locais de Educação Ambiental.
Fonte: MMA