O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Torres Baby, é o novo titular da Pasta. Ele substitui o vice-governador Carlos Fávaro (PSD). O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques (PSDB), na tarde desta terça-feira (19).
Fávaro deixou hoje a Sema com a alegação de que irá se dedicar exclusivamente ao cargo de vice-governador.
Ele assumiu o cargo em abril de 2016, quando a promotora Ana Peterlini teve que deixar a Pasta, após o Supremo Tribunal Federal (STF) impedir que membros do Ministério Público ocupassem cargos no Executivo.
Nesta terça-feira, durante lançamento do programa “Internet Para Todos”, Taques informou que nomeará André Torres Baby como substituto do vice-governador.
Durante o discurso, o tucano elogiou o trabalho desempenhado por Fávaro. “Quero dizer ao Carlão que o seu trabalho na Sema é digno de nota. Eu reconheço a competência do seu trabalho e da sua equipe. Muito obrigado pelo trabalho feito na secretaria”, disse.
O governador convidou Baby para assumir a Sema na manhã desta terça-feira. O novo secretário afirmou ter-se sentido honrado com a nova função.
“Esse convite me honrou muito. Agora, quero manter o vem sendo planejado desde 2015. Quero continuar com as políticas públicas nos trilhos e com uma gestão eficiente”, comentou.
O novo líder da Sema está na Pasta desde o início da gestão de Taques. Ele já atuou nos cargos de superintendente, secretário-adjunto de Licenciamento e, nos últimos meses, como secretário executivo.
André Baby é natural de Brasília, formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB).
Tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP) e é mestrando em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele declarou que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo conduzido por Fávaro.
“Esse modelo de trabalho está dando resultados. Vamos continuar o combate ao desmatamento, cumprir os compromissos internacionais e manter uma gestão austera”, afirmou.
“O ambiente econômico ainda não está bom, a tendência é que melhore, e a nossa gestão irá manter uma economia e uma gestão eficiente. Vamos continuar a valorização dos servidores, que é o nosso maior ativo na Sema”, completou.
O novo secretário afirmou que não pretende adotar perfil político durante sua administração, porém observou que manterá boa relação com a Assembleia Legislativa, com as outras secretarias, com o governador e com o vice.
“Eu tenho um perfil técnico, mas também valorizo muito o ambiente político”, afirmou.
Política e metas
O substituto de Carlos Fávaro afirmou que um dos motivos que fizeram com que ele fosse escolhido foi o fato de não ter interesses políticos com vistas às eleições de 2018.
“Tenho compromisso de fazer boa gestão na Secretaria e não tenho compromissos políticos. Este é um dos motivos que fizeram com que o governador decidisse pelo meu nome: por não ter compromisso político, nem candidatura, nem filiação, para que a gestão seja voltada ao meio ambiente de Mato Grosso”, afirmou.
André Baby destacou que ainda não foi definido o nome que o substituirá na Secretaria Executiva.
“Isso vai ser discutido com o governador e com o vice. Por ora, não há nome definido, mas, com certeza, será uma pessoa com perfil executivo, para que se mantenham os números positivos e tenhamos uma gestão com bons resultados”, afirmou.
Ele observou que, entre as metas de sua gestão, estão a continuação de políticas de regularização ambiental, implementação das unidades de conservação e melhores políticas de recursos hídricos.
“Vamos buscar essa qualidade ambiental que o mato-grossense deseja e o Estado precisa. Também iremos dar continuidade às políticas públicas e de valorização dos servidores”, disse.
Baby ainda destacou que Pedro Taques já lhe encaminhou uma primeira missão.
“Ele pediu para a gente tirar do papel o Jardim Botânico de Cuiabá. Trabalharemos nisso e também vamos trabalhar as questões dos parques municipais”, completou.
Fonte: Midia News