Raios-x: as surpreendentes imagens de animais em exames de ‘check-up’

Lagartixa-tokay
Lagartixa-tokay (Gekko gecko)

A equipe de veterinários do zoológico ZSL de Londres divulgou uma seleção de imagens de raios-x obtidas durante os exames de rotina de seus 18 mil animais.

As imagens revelam a fisiologia de uma grande variedade de espécies, incluindo sapos, cobras, lagartos e tartarugas; e oferecem informações valiosas para o time de veterinários.

“Podemos dizer muito sobre a saúde de um animal apenas olhando para uma radiografia. Da força dos ossos a quão saudável é seu coração”, diz a enfermeira veterinária Heather Macintosh, que trabalha no zoológico.

Marion, o grande-tatu-peludo (Chaetophractus villosus)
Marion, o grande-tatu-peludo (Chaetophractus villosus)

“Os exames são vitais para o nosso trabalho. E mesmo que a gente os veja com alguma frequência, ainda achamos que eles são absolutamente fascinantes.”

Nasi, a tartaruga cabeçuda chinesa (Platysternon megacephalum)
Nasi, a tartaruga cabeçuda chinesa (Platysternon megacephalum)

“A maior parte das pessoas consegue identificar uma radiografia humana, mas provavelmente não viu os segmentos individuais do exoesqueleto de um grande-tatu-peludo, os longos ossos do rabo de uma tartaruga cabeçuda chinesa”, diz Macintosh.

“Minhas radiografias favoritas são definitivamente as das cobras – humanos têm 33 vértebras, enquanto cobras têm entre 200 e 400, o que as torna tão incrivelmente ágeis. É maravilhoso vê-las na tela.”

Cornelius, a cobra-do-milho (Pantherophis guttatus)
Cornelius, a cobra-do-milho (Pantherophis guttatus)

As imagens foram divulgadas para celebrar um evento do zoológico que visa a educar visitantes sobre o trabalho nos bastidores da instituição.

Fonte: BBC