Uma das aranhas mais venenosas da Austrália,Latrodectus hasseltii, foi vista em uma batalha com uma serpente Pseudonaja textilis, popularmente conhecida como “Cobra-Marrom”, capaz de matar um ser humano em apenas algumas horas. O flagra ocorreu em uma vinheira na região nordeste de Victoria — e pelas lentes de Robyn Mclennan, que postou imagens da batalha na página de Facebook do Clube dos Naturalistas da cidade.
“A aranha agora derrubou a serpente inteiramente no chão e está suspensa no ar”, descreveu Mclennan, enquanto a disputa acontecia. “Os olhos dela são bem maiores do que o estômago”, um internauta comentou sobre a aranha. “Isso que é uma espécie ambiciosa!”, escreveu outro.
O aracnídeo, apesar de ser menor do que a serpente, foi o vencedor da disputa. É de costume que aranhas como essa se alimentem de pequenos lagartos e cobras. Elas capturam a presa maior do que elas secretando uma teia pegajosa para que a vítima se enrosque ou rasteje enquanto é mordida antes mesmo de sobrar tempo para que se defenda.
Em casos de presas muito grandes, a aranha injeta fluído digestivo dentro do animal para amaciar seus tecidos corporais antes de engoli-lo. Assim, um “suco de cobra” é saboreado pelo aracnídeo, que consegue ficar então por semanas sem comer.
A espécie de aranha da batalha chega a picar mais de 10 mil pessoas na Austrália por ano, mas somente as fêmeas conseguem perfurar os humanos, já que as presas do macho não conseguem entrar na pele humana. Uma mordida é bem perigosa — e fatal para crianças e mulheres grávidas — podendo ser bem dolorosa e causar náusea e calafrios.
Veja um vídeo do ano de 2017 no qual há uma batalha entre uma aranha Latrodectus hasseltii e uma cobra.
Fonte: Revista Galileu