Pesquisadores do Socioambiental Consultores Associados flagraram, a bordo de um avião, um momento raro: um grupo de 40 cachalotes gigantes nadando a mais de 300 quilômetros das praias do litoral de São Paulo.
Os animais da espécie Physeter macrocephalus podem chegar a 18 metros de comprimento e pesar até 57 toneladas. Apesar do tamanho, as cachalotes não são consideradas baleias. A espécie está classificada como vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
As cachalotes estavam em deslocamento na superfície, próximas à extremidade da Bacia de Santos. O registro foi feito durante a 8ª Campanha de Avistagem Aérea do Projeto de Monitoramento de Cetáceos (PMC), realizada no primeiro trimestre do ano.
“Realizamos a Campanha de sobrevôo percorrendo linhas perpendiculares ao comprimento da Bacia. Vasculhamos toda ela, vamos de baixo para cima, começando por Florianópolis (SC) e terminando em Cabo Frio (RJ)” explica Fernando Roberto, Coordenador da Campanha de Avistagem Aérea do PMC-BS.
Segundo a Socioambiental Consultores Associados, s pesquisadores permanecem aproximadamente cinco horas no ar. Em média, cada campanha tem duração de sete dias. “Esse tempo varia muito, depende das condições climáticas, tanto do vento como do mar” complementa Fernando Roberto.
Avistagem de cachalotes na Bacia de Santos
Olha que incrível o registro de aproximadamente 40 cachalotes feito pela nossa equipe durante a Campanha de Avistamento Aéreo do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS)Quer entender mais como funciona a Campanha de sobrevôo?Olha a matéria que publicamos no nosso site! https://socioambiental.com.br/socioambiental-comeca-nova-etapa-do-monitoramento-aereo-de-cetaceos-na-bacia-de-santos/
Posted by Socioambiental Consultores Associados on Friday, February 22, 2019
Fonte: RedeTV Noticias