O periódico “BMC Ecology” premiou fotos feitas por ecologistas do mundo todo que mostram que arte e ciência podem, sim, andar juntas
O jornal BMC Ecology revelou os vencedores da competição de fotografia com a ecologia como tema. A competição, que contou com imagens feitas por ecologistas do mundo todo, foi criada com o objetivo de mostrar a biodiversidade e as belezas naturais do nosso planeta.
Leia também:
- Concurso de fotografia premia as melhores imagens da vida na Terra;
- O peixe sorridente, o gorila ‘entediado’ e outros finalistas do concurso de fotos cômicas de animais;
- As imagens da luta dos animais pela vida no Pantanal em chamas;
A comissão julgadora selecionou uma foto para cada uma das sete categorias, bem como uma vencedora geral. Confira abaixo os ganhadores:
Vencedor geral
A imagem foi captada por David Costantini, do Museu de História Nacional da França. Ela mostra uma fragata doente com uma infecção viral da qual, infelizmente, não é provável que se recupere. Essa representação evidencia que vírus e bactérias são uma preocupação não só para humanos, mas também para animais selvagens.
Vice-campeão
O segundo colocado é SS Suresh, do Hospital de Referência Regional de Ibri, em Omã. Sua foto mostra as cores vibrantes de um lagarto verde e vermelho da espécie Calotes calotes. Ele pode ser encontrado nas colinas da Índia e do Sri Lanka.
Ecologia Comportamental e Fisiológica
O vencedor desta categoria é Damien Esquerré, da Universidade Nacional da Austrália. O animal em foco é da espécie Sitophilus granarius, também conhecido como gorgulho. O bichinho está infectado com o fungo Cordyceps, que atinge insetos, controla seu comportamento e depois o mata.
Comunidade, população e macroecologia
A imagem vencedora é de HaoYun Zhuang, da Universidade de Fuzhou, na China. Ela mostra um caranguejo-fantasma, espécie que habita praias arenosas e tem hábitos noturnos. De cor muito branca, ele se mistura à areia e tem a capacidade se mover rapidamente para escapar dos predadores. Na foto, ele está escondido em uma pegada.
Ecologia da Conservação e Pesquisa da Biodiversidade
O vencedor desta categoria é Zu-Chang Xu, da Academia Chinesa de Ciências. Ele demonstra um fenômeno denominado “timidez da coroa”, em que as copas das árvores não se tocam, resultando em fendas semelhantes a canais. Ninguém sabe por que isso acontece, mas o resultado é deslumbrante.
Ecologia da paisagem e ecossistemas
Kang Xu, da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Zhejiang, na China, é o vencedor nesta categoria. A imagem mostra um parque eólico no deserto de Gobi, cuja função é transformar energia eólica em energia elétrica, fenômeno sustentável que é um dos representantes da energia limpa.
Escolha do Editor
A escolha do editor contemplou a imagem registrada por Nayden Chakarov, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. A foto é alegre e mostra um pato tomando banho, suas cores ressaltam os olhos, e as gotículas de água demonstram delicadeza.
Fonte: Revista Galileu