Astronautas da ISS passam por exame de contaminação por amônia

Os astronautas Victor Glover e Mike Hopkins, ambos da Nasa, tiveram que passar por exames após uma caminhada fora da Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado (13). Há a suspeita de que eles possam ter sofrido uma contaminação por amônia durante um procedimento de reparo do sistema de resfriamento externo da estação.

O produto químico tóxico é bombeado através de tubos para manter a temperatura da ISS estável. Sem o sistema de resfriamento, a parte externa da estação pode chegar a 121°C. Hopkins e Glover estavam perto de um dos tubos de amônia quando ele foi desconectado.

Leia também:

Astronautas da Nasa Victor Glover (esq.) e Michael Hopkins conduziram sua terceira caminhada no espaço juntos na manhã deste sábado. Imagem: Nasa/Divulgação

Embora o Controle da Missão e os astronautas soubessem que alguns flocos congelados de amônia seriam liberados, saiu mais da mangueira do que o esperado. Por isso, precauções extras de segurança foram necessárias. Hopkins chegou a declarar que teve a impressão de que alguns flocos haviam entrado em contato com o visor de seu capacete e Glover reclamou de irritação nos olhos.

Uma verificação visual mostrou que os trajes dos astronautas estavam livres de cristais de amônia. Quatro horas após o início da caminhada espacial planejada de seis horas, o Controle da Missão disse que os astronautas já haviam passado tempo suficiente sob a luz solar para remover qualquer resíduo de amônia de seus trajes.

Uma investigação certificará se cristais de amônia entraram na câmara de descompressão quando caminhada no espaço foi concluída. O cuidado extra é necessário porque a equipe quer garantir que nenhuma amônia tenha sido trazida para dentro da estação, pois a substância é corrosiva e pode irritar os olhos e os pulmões.

O engenheiro de voo da Expedição 64, Michael Hopkins, prepara a estrutura de treliça de bombordo da Estação Espacial Internacional para futuras atualizações de painéis solares. Imagem: Nasa/Divulgação

Outras tarefas deste sábado incluíam: substituir uma antena para câmeras de capacete, redirecionar os cabos Ethernet, apertar as conexões de uma plataforma de experimentos europeia e instalar um anel de metal na tampa térmica da escotilha.

Esta foi a sexta caminhada no espaço – e, se tudo der certo, a última – para esta tripulação. Esta foi a quarta caminhada no espaço da carreira de Glover e a quinta na carreira de Hopkins. Glover passou agora um total de 26 horas e 7 minutos fora da ISS, e Hopkins passou 32 horas e 1 minuto caminhando no espaço.

Membros da tripulação da estação espacial conduziram 237 caminhadas espaciais em apoio à montagem e manutenção do laboratório orbital. Os astronautas já passaram um total de 62 dias, 3 horas e 54 minutos trabalhando fora da estação.

Fonte: Olhar Digital