Conhecidos como minhocas saltadoras ou minhocas saltadoras asiáticas, os animais da espécie Amynthas agrestis estão causando preocupação na Califórnia. Exóticas por lá, elas estão se proliferando na região e são conhecidas pelo “apetite voraz”.
Essas minhocas são nativas do leste asiático e sua presença é mais comum no Japão e na península coreana. Teriam chegado aos Estados Unidos através de plantas importadas e, nos últimos meses, estão sendo vistas com frequência no solo da Califórnia. Podem medir até 20 centímetros e conseguem pular 30 centímetros.
De acordo com um relatório do CDFA, o Departamento de Alimentação e Agricultura da Califórnia, essas minhocas são extremamente ativas, agressivas e têm apetite insaciável. Tal voracidade é justamente o que preocupa os especialistas.
As minhocas saltadoras têm o poder de acabar rapidamente com a matéria orgânica do solo em que estão inseridas. “Elas são destrutivas e causam sérios danos às florestas de madeira de lei, especialmente as que são constituídas por bordo, tília americana, carvalho vermelho, álamo ou bétula, espécies que dependem de espessas camadas de serapilheira que servem como meio de enraizamento”, diz o CDFA.
“O solo é a base da vida – e as minhocas saltadoras asiáticas mudam isso. Inclusive, minhocas podem ter impactos tão grandes que são capazes de redesenhar os ecossistemas ao seu redor”, disse Mac Callaham, pesquisador especializado em solo do Serviço Florestal americano, em um comunicado do órgão.
Fonte: Galileu