A vacina da gripe pode reduzir o risco de derrame entre adultos, até mesmo entre os que não têm alta propensão de ter um acidente vascular cerebral. Essa é a conclusão de uma nova pesquisa feita pela Universidade de Calgary, no Canadá, que avaliou os registros de saúde de mais de quatro milhões de moradores da província de Alberta durante um período de nove anos.
A vacina contra a gripe já é conhecida por reduzir o risco de ataque cardíaco e hospitalização para pessoas com doenças cardíacas. “Queríamos descobrir se a vacina tem as mesmas qualidades protetoras para aqueles em risco de acidente vascular cerebral”, diz o Michael Hill, pesquisador da Universidade de Calgary, em comunicado. “Nossas descobertas mostram que o risco de derrame é menor entre as pessoas que receberam recentemente uma vacina contra a gripe”.
O estudo, publicado no dia 1º de novembro na revista The Lancet Public Health, usou dados do Plano de Seguro de Saúde da província de Alberta, no Canadá. Os pesquisadores levaram em consideração alguns fatores, como idade e uso de anticoagulantes, além de fatores de risco incluindo condições crônicas de saúde.
“Descobrimos que o risco de acidente vascular cerebral foi significativamente reduzido nos seis meses seguintes à vacinação contra influenza”, afirmou Jessalyn Holodinsky, pós-doutoranda na Universidade de Calgary. “As descobertas sugerem que a ampla vacinação contra influenza pode ser uma estratégia viável de saúde pública para prevenir o AVC”.
Para os pesquisadores, os dois pontos fortes deste estudo são o uso de dados de uma população inteira durante um período de 10 temporadas de gripe e em uma província com um único sistema universal de saúde. Agora, espera-se que a descoberta leve a mais pesquisas sobre os fatores protetores indiretos da gripe e de outras vacinas.
Fonte: Galileu