O MapBiomas recebeu o prêmio “Inovação Social Coletiva” durante o Fórum Econômico Mundial. A honraria foi concedida em Davos, na Suíça, pela Fundação Schwab para Empreendedorismo Social.
O MapBiomas é uma rede colaborativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais como forma de combate às mudanças climáticas. A rede também faz relatórios sobre desmatamento, que podem ser usados por órgãos de fiscalização.
O prêmio foi entregue na terça-feira (17) a Tasso Azevedo, engenheiro florestal e cofundador do MapBiomas.
“O acesso livre a informações e dados atualizados, históricos e de qualidade sobre o uso e cobertura da terra é premissa para a implantação de políticas públicas, combate ao desmatamento e para a atuação responsável de empresas”, afirma Tasso.
“Hoje qualquer pessoa com acesso à internet tem condições de verificar o que está acontecendo em todo o território nacional, que foi repartido em módulos de 30 metros quadrados, analisados segundo sua cobertura, seu uso e sua situação fundiária, entre outros critérios”, afirma Tasso, fazendo referência ao material disponível no site https://mapbiomas.org/.
Nova categoria de premiação
De acordo com os organizadores do evento, o MapBiomas foi premiado dentro de uma nova categoria do prêmio Inovadores Sociais do Ano – Inovação Social Coletiva. Ela foi criada para divulgar modelos inovadores de colaboração e impacto coletivo que têm cada vez mais destaque nas ações de transformação social.
Nesta categoria, o MapBiomas foi uma das cinco iniciativas ganhadoras de todo o mundo. Ao todo, a Fundação Schwab reconheceu 16 iniciativas de todo o mundo por seu impacto e inovação social.
A nova categoria Inovação Social Coletiva junta-se a outras três que nortearam a escolha dos premiados até o ano passado: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos e Intraempreendedores Sociais Públicos.
Os vencedores são selecionados pelos membros do Conselho da Fundação Schwab. O comitê de seleção inclui Helle Thorning-Schmidt, que foi primeira-ministra da Dinamarca entre 2011 e 2015, a especialista em inovação social Johanna Mair, Professora de Organização, Estratégia e Liderança na Hertie School of Governance na Alemanha, e H.M. Rainha Mathilde da Bélgica, Membro Honorário do Conselho.
Em abril do ano passado, o MapBiomas também conquistou uma premiação internacional: o Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social, ao lado de outras cinco iniciativas de todo o mundo. A premiação é a maior e mais tradicional do planeta para inovadores sociais e terceiro setor.
Fonte: G1