EXCLUSIVO: Paraná exporta primeira leva de pneus usados para a Europa

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Há uma semana um contêiner com vinte e cinco toneladas de pneus usados inservíveis foi exportado para a Inglaterra. No último dia 05 o caminhão com o material deixou o pátio da BS Colway Pneus, em Piraquara, na região de Curitiba/PR, rumo ao porto de Paranaguá.

Os pneus serão utilizados como TDF (sigla em inglês para Tire Derived Fuel), matéria-prima usada em várias partes do mundo para geração de energia em usinas e indústrias.

O governador do Paraná Roberto Requião e o Secretário de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, acompanharam o despacho do carregamento. Segundo Rodrigues, a intenção do Paraná foi mostrar que a questão dos pneus e o impedimento da importação das carcaças inservíveis, não têm nada de ambiental. “A comunidade européia aceita a importação”, destacou.

“Essa atitude não trouxe nenhum benefício para o meio ambiente. São milhares de pneus estocados hoje em borracharias e mais de 1200 empregos diretos foram ceifados com essa medida”, disse à AmbienteBrasil.

Por se tratar de um resíduo sólido, pode ser manejado e a reutilização das carcaças impede a entrada desse tipo de resíduo na natureza.

Com a exportação a empresa poderá voltar a importar pneus usados. “Para cada pneu inservível que estamos exportando poderemos importar um usado, que será remoldado e colocado no mercado nacional com qualidade igual e preço inferior aos concorrentes fabricados por multinacionais”, afirmou um dos diretores da empresa e presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados), Francisco Simeão Rodrigues Neto.