EXCLUSIVO: Estudo revela uso consciente de agrotóxicos por produtores de Minas Gerais

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

De maio a novembro de 2009 o Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, realizou 138 análises laboratoriais de amostras para monitorar a quantidade de agrotóxicos nas culturas de morango e tomate. O acompanhamento faz parte do Projeto Alimento Seguro e revelou que 125, o equivalente a 90,5% do total, utilizavam os produtos indicados para a cultura e quantidade de resíduo correspondia ao que a lei permite.

Uma das amostras de tomate apresentou limite máximo de resíduos acima do permitido e 13, ou 9,4%, utilizavam produtos que não eram indicados para a cultura. Nas propriedades onde essa situação foi verificada será realizada fiscalização e os produtores receberão orientações dos servidores do IMA.

O diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, atribuiu a mudança de comportamento dos produtores ao Projeto Alimento Seguro. Com esse projeto aumenta a qualidade dos produtos ofertados na mesa do consumidor mineiro além de agregarmos valor e melhor remuneração ao produtor rural. Ganham os consumidores e os produtores”, disse.

A partir do próximo ano o programa vai incluir novas culturas e ampliar o número de produtores participantes.
*Com informações do IMA.