Danielle Jordan / AmbienteBrasil
As férias estão acabando e algumas escolas já pensam em formas de ensinar mais do que está nos livros e apostilas. Em Cariacica, no Espírito Santo, a Escola Estadual Joaquim Barbosa Quitiba, vai desenvolver viagens pela biodiversidade do estado, durante o ano letivo.
O projeto “Conhecendo a biodiversidade do Espírito Santo”, foi criado em 2009 e terá continuidade este ano. “Faremos novas visitas, com novas turmas, proporcionando a eles vivências contextualizadas, porque conhecer é preservar”, disse a idealizadora do projeto, Alessandra Morais, que leciona a disciplina de Ciências.
Segundo dados da assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, Sedu, as turmas conheceram lugares como o Projeto Tamar, em Linhares; o Museu Mello Leitão, em Santa Teresa; o Expomar e Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari; e o Parque Nacional do Caparaó, entre o Espírito Santo e Minas Gerais.
Os temas eram trabalhados a cada bimestre e as saídas finalizavam os estudos. Como parte das atividades do projeto, foi confeccionada uma camiseta e um vídeo sobre a biodiversidade do estado.
Durante o ano de 2009, 65 escolas estaduais dos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória, participaram do projeto. Este ano, a meta é que todas as escolas estaduais sejam atendidas.
*Com informações da Sedu.