Nesta terça-feira, 29, diversos setores se reúnem no encontro “A cadeia Produtiva de Restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo – Oportunidades e Desafios”, em Cariacica, ES. Das 9 às 17 horas, os representantes do “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica” se encontram na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iema.
De acordo com o Mapa de Áreas Potenciais para Restauração Florestal, publicado em abril do ano passado, o bioma Mata Atlântica abrange mais de 4,5 milhões de hectares no Espírito Santo, sendo que cerca de 1 milhão, possui grande potencial de restauração florestal.
Até 2025, o governo pretende, com seu Plano de Desenvolvimento, atingir a marca de 16% de cobertura vegetal nativa. Atualmente este índice é de 11%, segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe.
Diversos projetos e ações estão sendo desenvolvidos, em parceria com o poder público e o setor privado, com objetivo de promover a restauração ambiental. Estes projetos serão integrados ao Pacto, buscando resultados mais efetivos.
O cadastro pode ser acessado pelo endereço www.pactomataatlantica.org.br. No site é possível monitorar o andamento das ações e avaliar resultados obtidos.
*Com informações da ascom.