Embora possam não ter algumas das qualidades melódicas de pássaros ou baleias, existem quase 1.000 espécies de peixes que usam sons para se comunicar e possivelmente muito mais.
No entanto, apesar de quase 150 anos de pesquisa científica contemporânea sobre a produção de sons de peixes, não havia um inventário global de espécies de peixes conhecidas por emitir sons. Até agora. Os peixes são um dos maiores grupos de vertebrados produtores de som, com habilidades de produção de som especuladas em milhares das 34.000 espécies de peixes em todo o mundo.
Nossa equipe de pesquisa, liderada por Audrey Looby, realizou uma revisão sistemática examinando quase 3.000 referências. Extraímos dados de mais de 800 estudos diferentes para determinar que 989 espécies de peixes demonstraram produzir sons ativos globalmente. Usamos nossas descobertas para criar o FishSounds, um banco de dados online que cataloga sons de peixes.
Espere, os peixes fazem sons?
Embora a produção de sons de peixes possa não ser tão amplamente reconhecida como é para pássaros, sapos, morcegos ou baleias, as pessoas sabem que os peixes podem emitir sons há muito tempo. A produção do som dos peixes e a possível audição dos peixes foram discutidas por Aristóteles há mais de 2.000 anos. E olhando para os nomes comuns de muitos peixes – como grunhidos, corvinas e tambores – fica claro que os pescadores também conhecem seus sons há muito tempo.
Os peixes também possuem uma grande diversidade de mecanismos para sua produção sonora. Em vez de cordas vocais, os peixes podem ter estruturas ósseas adaptadas que podem esfregar ou clicar umas nas outras, enquanto outros usam a bexiga natatória como um tambor. Alguns peixes até fazem sons expelindo o ar de suas costas. Sim, comunicação através de “flatulência de peixe”.
Os peixes podem usar o som para comunicar informações sobre a reprodução, seu território ou sua alimentação. Como o som viaja mais rápido na água do que no ar, os peixes podem ouvir sinais a distâncias maiores e mais rápido do que pela visão, olfato ou paladar.
Para alguns exemplos, ouça os chamados complexos do peixe-sapo Bocon (Amphichthys cryptocentrus), o peixe-carvão-do-pacífico (Anoplopoma fimbria) e um coro de tambores de água doce (Aplodinotus grunniens).
Graças à nossa revisão, agora podemos detalhar quais e quantas espécies de peixes foram documentadas para usar o som para comunicação. Peixes ativamente soníferos – produtores de som – foram encontrados em ambientes marinhos, de água doce e salobra (levemente salgado, como onde os rios encontram a água salgada) em quase todas as regiões do mundo. Eles também foram encontrados em toda a árvore taxonômica de peixes, em 133 das 549 famílias de peixes.
Ouvindo os peixes
Muitos outros animais, incluindo pássaros, golfinhos e caranguejos, podem escutar sons de peixes para comer, evitar serem comidos e navegar para habitats adequados.
Animais subaquáticos não são os únicos que podem escutar sons de peixes. Usamos uma técnica de sensoriamento remoto chamada acústica passiva para registrar sons subaquáticos e aprender mais sobre peixes e seu ambiente.
Sons de peixes têm sido usados para detectar espécies invasoras, monitorar a desova e identificar habitats essenciais. Sons de mastigação de peixes têm sido usados na aquicultura para otimizar a alimentação.
Há também um crescente corpo de evidências de que as atividades humanas por meio da poluição sonora, degradação do habitat e mudanças climáticas estão prejudicando a capacidade dos peixes de produzir e ouvir sons críticos para sua reprodução e sobrevivência. Isso tem efeitos potencialmente prejudiciais para populações inteiras ou comunidades de peixes.
Usando nossa revisão global de peixes soníferos como estrutura, a FishSounds disponibiliza os dados que coletamos para outros pesquisadores e qualquer outra pessoa com interesse em ecossistemas aquáticos. Os usuários podem pesquisar por espécies, registrar ou estudar informações. Também fornecemos informações sobre nossos dados e links para outros sites relevantes.
Também estamos compilando gravações dos muitos sons produzidos pelos peixes, com 239 gravações disponíveis atualmente, e muitas mais por vir.
Recurso crescente
Planejamos expandir nossas ofertas e funcionalidades de dados, incluindo atualizar regularmente nosso banco de dados para incluir novas pesquisas e gravações, implementar um sistema de envio de formulários que as pessoas podem usar para fazer upload de arquivos de áudio de sons de peixes e criar pesquisas interativas que permitem aos usuários visualizar tendências no dados.
A FishSounds também está colaborando com outros repositórios de dados e esforços, incluindo FishBase, além de contribuir para uma biblioteca global de sons biológicos subaquáticos.
Como mais de 95% das espécies de peixes carecem de pesquisas publicadas sobre produção de som, esperamos ampliar o que já sabemos e apoiar trabalhos futuros sobre o maravilhoso mundo dos sons dos peixes.
Fonte: The Conversation / Audrey Looby, Amalis Riera, Kieran Cox e Sarah Vela
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse: https://theconversation.com/grunts-boops-chatters-and-squeals-fish-are-noisy-creatures-178460