Resumo da Semana: 01 a 07 de dezembro de 2019

Confira aqui as principais notícias e artigos que foram publicadas durante a semana no Ambientebrasil.

Doze projetos são selecionados e vão receber verbas para pesquisar impacto do óleo no litoral

Caranguejos em cima de óleo em mangue no Litoral de Pernambuco — Foto: Clemente Coelho Júnior/Reprodução.

Segundo o governo, durante as ações de limpeza de óleo nas praias de Pernambuco, entre os dias 17 e 31 de outubro, foram recolhidas 1.561 toneladas de óleo no litoral, atingindo 47 praias e oito rios de todo o estado.

Na busca de ações corretivas e preventivas, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) divulgou, nesta terça-feira (3), os 12 projetos selecionados para receber apoio financeiro para pesquisas que tratem sobre o derramamento de óleo no litoral do estado. Os projetos aprovados receberam foco em abordagens de caracterização do impacto causado pelo óleo, de formas de monitoramento e da implementação de tecnologias para remediação do dano.

Leia por completo

Bacia hidrográfica da Grande Curitiba passará por estratégias de restauração e proteção de áreas naturais a partir de 2020

Contribuir com o fornecimento de água, com a produção agrícola sustentável e a conservação da biodiversidade na bacia do rio Miringuava – essas são as metas definidas pelo Movimento Viva Água, idealizada pelo Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Entre as estratégias definidas no projeto para os próximos cinco anos estão a recuperação de 650 hectares de áreas estratégicas para a disponibilidade hídrica, a conservação de 1,5 mil hectares de áreas naturais por meio de mecanismos financeiros e o apoio a 30 negócios de impacto positivo por meio do turismo rural e da agricultura sustentável.

Leia por completo

Agricultura conservacionista: conheça os preceitos e práticas para o Cerrado

Cerrado.

O artigo é voltado a caracterização da agricultura conservacionista, que segue três preceitos fundamentais focados na redução ou supressão de mobilização de solo, a manutenção de resíduos culturais na superfície do solo e a diversificação de espécies, em rotação, consorciação e/ou sucessão de culturas.

Tais preceitos, analisados para utilização no bioma cerrado pela Embrapa Cerrados (DF), ajudam no aumento da vida útil dos plantios e buscam a conservação dos solos, conforme explica pesquisador responsável – “Revolver o mínimo necessário e manter o solo coberto o máximo de tempo possível, seja com resíduos ou com plantas vivas, e permeado por raízes. Manter o solo coberto é protegê-lo.”

Leia por completo

Ecotelhado lança telhado verde com cisterna que possibilita melhor drenagem urbana

Ecotelhado.

As enchentes, que podem ser causadas pelo excesso de áreas pavimentadas, o acúmulo de resíduos e um sistema de escoamento ineficiente são um dos principais problemas dos grandes centros urbanos. Na busca de prover um melhor escoamento da água, as tecnologias de aprimoramento da drenagem urbana e a arquitetura verde chegam como uma forma de inovar e trazer soluções mais sustentáveis a questão.

Com este propósito, a empresa Ecotelhado trouxe o Sistema Azul e Verde, que atua amortecendo a água da chuva, através dos telhados verdes, conectados a uma cisterna fixada abaixo das plantas – O que faz com que este sistema, funcione como uma bacia de amortecimento da chuva e reaproveitamento da água captada, seja para irrigação do telhado verde, descarga de sanitários e jardinagem.

Leia por completo

Energia solar é apontada como das principais estratégias globais para reduzir impacto ambiental

Energia solar.

Entre os 2 e 13 dezembro acontece a próxima conferência da ONU sobre a mudança do clima (COP25), em Madri, na Espanha, com a participação de líderes de diversos países para buscar caminhos para reduzir os impactos do efeito estufa no planeta. Em relatório divulgado pela ONU, o investimento em energias renováveis é apontado como uma opção para reduzir esse impacto ambiental.

Isto por que, diferentemente dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite gases poluentes e com efeitos nocivos à saúde humana, reduzindo a influência no aquecimento global.

A nível nacional, o Brasil possui um dos melhores potenciais para energia solar do mundo, onde foi apontado pelo Atlas Brasileiro de Energia Solar que o pior lugar no Brasil para produção de energia fotovoltaica é ainda 30% mais eficiente para a produção de energia do que na Alemanha, por exemplo. Já as localidades no interior do Nordeste e no norte de Minas Gerais, são as áreas que possuem maior capacidade de geração de energia, ilustrando a alta aptidão de investimento neste setor.

Leia por completo

Setor de ar condicionado discute uso de substâncias que não agridem camada de ozônio

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em 2018, o Brasil alcançou a eliminação de 38% do consumo dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), substâncias que contribuem com o aquecimento do planeta e agridem a camada de ozônio. Segundo o diretor de Economia Ambiental e Acordos Internacionais do MMA, Adriano Santhiago, o índice coloca o país muito perto de concluir a meta de eliminação de 39,3% do consumo da substância até o ano de 2020.

Com foco neste tema e na busca de fomentar ainda mais a diminuição deste percentual, no último dia 29, ocorreu em Brasília evento voltado a discussões de alternativas para utilização de fluidos frigoríficos inofensivos à camada de ozônio e de baixo impacto para o meio ambiente em aparelhos de ar condicionado de uso residencial.

Leia por completo

Estudo pode ter descoberto por que o camarão mantis tem a visão mais absurda do reino animal

Pesquisadores da Suécia, EUA e Austrália analisaram o sistema nervoso do camarão mantis a fim de entender como uma criatura tão pequena pode ter a mais incrível e absurda visão do reino animal.

Isto por que, esse crustáceo do tamanho de um dedo, move cada olho de forma independente do outro, com seis fotorreceptores diferentes (o ser humano possui dois) o que os permite detectar luz visível, ultravioleta, polarizada, enxergar em 3D e até ver câncer. Inclusive, existe uma tecnologia de detecção da doença baseada nessa característica biológica do mantis.

Leia por completo