Confira aqui as principais notícias e artigos que foram publicadas durante a semana no Ambientebrasil.
Notícias boas de 2019 que te darão esperanças para 2020
Este não foi um ano fácil. Além da tragédia em Brumadinho (MG), do incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris, tivemos também as queimadas que devastaram a Amazônia. Ainda assim, muita coisa positiva aconteceu em 2019 — o que dá esperanças de que 2020 será melhor. Por isso, a GALILEU separou descobertas científicas, ações sociais e outros acontecimentos dos últimos 12 meses para te ajudar a entrar no ano com o pé direito e com esperanças de um futuro melhor e mais sustentável!
O artigo conta, dentre outros, com tópicos de notícias de Astronomia, com a descoberta do primeiro exoplaneta em zona habitável e da primeira foto já feita de um buraco negro. Além disso esse ano, após a Missão Apollo 11 completar meio século, a NASA anunciou a missão Artemis, que pretende levar a primeira mulher à lua em 2024. Na área da física quântica um grupo de especialista conseguiu !teletransportar” uma partícula e até realizaram a proeza de fazer uma partícula “voltar no tempo.
Na temática da representatividade, uma norte-americana se tornou a primeira mulher a vencer uma das maiores premiações matemáticas do mundo, o Prêmio Abel. Neste ano também, a empresa de brinquedos Mattel lançou uma coleção de bonecas sem gênero. Com foco ambiental, grandes nomes como Greta Thunberg e do Cacique Raoni deram forças aos que acreditam que ainda há tempo de salvar o nosso planeta.
Cientistas criam sistema que recicla 90% do CO2 produzido por caminhões
Uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveu um sistema que transforma até 90% do dióxido de carbono produzido por caminhões e ônibus em líquido. A substância pode ser reciclada, passando por processos que a torna em combustível novo.
Os especialistas explicam que o gás é capturado diretamente do tubo de escape do veículo e é resfriado, o que permite a separação da água das outras substâncias emitidas pela queima do combustível. Então, o CO2 é isolado dos outros gases (nitrogênio e oxigênio) com um sistema projetado para absorver apenas dióxido de carbono. O material, então, é processado e transformado em líquido.
Filhote de espécie rara de rinoceronte nasce nos EUA
A natureza ganhou uma ótima notícia de presente de Natal em 2019: no dia 24 de dezembro, nasceu em nos Estados Unidos o filhote de uma espécie rara de rinoceronte, um pequeno rinoceronte-negro.
Atualmente, a população desses animais na vida selvagem é de apenas 5.500. Em 1970, esse número era de 65.000. A redução, dizem especialistas, é resultado da caça e da perda de seu habitat natural na África.