Planeta Clima apresenta Plantadores de Rios

O aplicativo Plantadores de Rios foi uma das oito iniciativas globais convidadas para participar do fórum “Inovações para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática”, promovido pela Organização das Nações Unidas durante a 23ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 23), que ocorre em Bonn, na Alemanha.

A ação foi realizada nessa quarta-feira (15/11) no Planeta Clima, uma instalação de 20 metros de altura em formato de globo terrestre, montada entre os dois principais espaços da Conferência, a Zona Bonn, onde acontecem as negociações oficiais, e a Zona Bula, espaço de exposição dos países e organizações da sociedade civil.

Segundo o diretor de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Carlos Eduardo Sturm, o aplicativo Plantadores de Rios chamou a atenção dos organizadores do Fórum por promover a mobilização social e contribuir para o cumprimento do Objetivo 15, relacionado à proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

“O aplicativo promove o engajamento da sociedade e contribui para o atingimento da meta brasileira no Acordo de Paris, especialmente a recomposição de 12 milhões de hectares de florestas até 2030″, afirmou o diretor durante a apresentação.

PROTEÇÃO DE NASCENTES

O aplicativo Plantadores de Rios permite que pessoas, empresas e organizações da sociedade civil colaborem com a recuperação e proteção das mais de 1,5 milhões de nascentes declaradas no Cadastro Ambiental Rural. Desenvolvido pelo Serviço Florestal em parceria com a Universidade Federal de Lavras e o apoio da agência de Cooperação Alemã GIZ, está disponível em inglês e português para celulares com sistema Android e em breve também para iOS.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em 2015 e buscam o esforço global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Os 17 objetivos incluem 169 metas com temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, mudança do clima, cidades sustentáveis, e proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres.

Fonte: MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , , , ,