As discussões fazem parte do 1º Seminário de Agroecologia do Baixo Amazonas, promovido pela Universidade do Estado (UEA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo do evento é divulgar o conceito de agroecologia e estimular a prática agrícola aliada à preservação ambiental, considerando-se as particularidades da população, do clima e de ambiente da realidade amazônica. A agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, visando à sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética.
A região do Baixo Amazonas inclui os municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará. De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Nestor Lourenço, nessa região já são realizadas práticas agrícolas sustentáveis, como viveiros comunitários e produção de guaraná orgânico, buscando-se a segurança e o bem-estar do meio ambiente amazônico. A idéia é ampliar o número desse tipo de iniciativas e também as pesquisas científicas relativas ao segmento.
“Buscamos uma agricultura sustentável para a nossa região. O homem amazônico que vive da agricultura precisa produzir e ser orientado para não trazer prejuízos ao meio ambiente. É o caso do guaraná orgânico produzido pelos índios Sateré em Parintins e também pelos agricultores de Urucurá. A produção tem apresentado resultado tão positivo que está sendo comercializada para a Itália”, contou.
Na avaliação dos pesquisadores da Embrapa, a agricultura praticada na Amazônia deve ter um olhar especial. “Não dá pra copiar o que é feito em outras regiões do país, que têm clima e solo diferentes dos nossos”, acrescentou Lourenço.
Para o diretor da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) no Amazonas, Silas Garcia, o encontro representa um esforço para afirmar a agroecologia como ciência, tanto na pesquisa agropecuária quanto no ensino acadêmico.
Durante o seminário, os participantes também terão acesso a oficinas e mini cursos temáticos. Haverá também exposição e venda de produtos amazônicos (artesanais e comestíveis). O 1º. Seminário de Agroecologia do Baixo Amazonas teve início na última quarta e terminará neste sábado (13). (Fonte: Radiobrás)