A Unicamp – Universidade Estadual de Campinas acaba de receber a maior célula a combustível comercial tipo PEM (Próton Exchange Membrane) do Brasil. Com potência nominal de 5 KW, o equipamento vai auxiliar o desenvolvimento da plataforma de teste para veículos elétricos com células a combustível e dotar o país de conhecimento técnico e mão-de-obra especializada nesta área.
A célula a combustível é um dispositivo que converte diretamente a energia química de um combustível (hidrogênio neste caso) em energia elétrica, utilizada no projeto para o acionamento do motor elétrico do veículo. O hidrogênio a ser utilizado na célula será fornecido por dois cilindros pressurizados, semelhantes aos utilizados nos carros com gás natural.
O projeto de veículo hidrogênio/elétrico vai pesquisar o dimensionamento, teste e operação de todo o sistema de propulsão, além de estudar o uso de células a combustível em aplicações estacionárias. “Estaremos colocando o Brasil entre os países que dominam a tecnologia dos veículos com células a combustível, abrindo amplas possibilidades para o uso veicular de fontes renováveis de energia”, afirma o professor Ennio Peres da Silva, coordenador do projeto e do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp.
Segundo Manoel Nogueira, coordenador geral de Tecnologias da Energia do Ministério de Minas e Energia, este tipo de projeto é fundamental para o país. “O MME acredita que o hidrogênio, dentro das particularidades da matriz energética brasileira, possui aplicação comercial no futuro no Brasil. Neste contexto, estamos fazendo esforços para estruturar uma economia para o hidrogênio”.
De acordo com o professor Ennio Peres, a previsão é que o carro esteja realizando os primeiros testes de pista no final deste mês. O veículo será exposto ao público durante o Seminário sobre Veículo Elétrico Híbrido, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Blue Tree Convention, em São Paulo. (Jornal da Unicamp)