Workshop no Rio de Janeiro debate seqüestro de carbono

O MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia e a Petrobras/CENPES realizaram, entre os dias 24 e 26 de maio, no Rio de Janeiro, o workshop “Construção do Mapa Tecnológico Brasileiro do Seqüestro de Carbono”. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre representantes de universidades, ONGs, empresas e governo, que discutiram o assunto, trocaram experiências e traçaram estratégias de ação sobre o assunto.

O workshop integra as atividades de um fórum internacional que visa desenvolver medidas alternativas às propostas pela Convenção do Clima e pelo Protocolo de Kyoto com o objetivo de solucionar o aquecimento global. Esse fórum chama-se Carbon Sequestration Leadership Forum (CSLF). Entre os participantes deste estão, além do Brasil, países como Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Uma das medidas alternativas que estão sendo desenvolvidas pelos integrantes deste fórum é a captura do CO2, o dióxido de carbono, diretamente das fontes emissoras. Esse gás é armazenado definitivamente em estruturas geológicas ou mesmo no fundo dos oceanos.

Essa e outras alternativas desenvolvidas pela Petrobras para mitigar os gases causadores do efeito estufa também foram apresentadas pelo gerente geral de pesquisa e desenvolvimento de energia e desenvolvimento sustentável do CENPES – Petrobras, Ricardo Castello Branco, durante o 2º Simpósio Latino Americano sobre Fixação de Carbono, realizado no fim de abril pelo Instituto Ecoplan e Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR).

Além de estudos para a captação de CO2, a Petrobras também vem desenvolvendo pesquisas e novas tecnologias na área de combustíveis limpos e substituição da matriz energética. “Com certeza o uso de energias renováveis é um ponto estratégico para a empresa no futuro”, comentou Castello Branco durante o 2º Simpósio Latino Americano sobre Fixação de Carbono.

Além disso, a Petrobras também apóia projetos de fixação de carbono em biomassa nos diversos ecossistemas brasileiros.

Serviço – O CSLF foi criado em 2003. Informações sobre o fórum podem ser obtidas no site – www.cslforum.org . (ambientebrasil)