Funbio assina acordo com Unctad para biocomércio

Foi assinado nesta terça-feira (15), durante a XI Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), em São Paulo, um acordo entre o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, a Apex – Agência de Promoção à Exportação e o Sebrae para implementação do Programa Bio Trade (biocomércio) no país.

Esta iniciativa da Unctad já está sendo desenvolvida em vários países da América do Sul e tem como objetivo promover ações voltadas ao uso sustentável da biodiversidade através do comércio. No Brasil, o Funbio será o ponto focal técnico do programa.

Segundo o secretário geral do Funbio, Pedro Leitão, o Programa Biotrade visa estimular o comércio e investimentos em produtos e serviços derivados da biodiversidade, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável, de acordo com os objetivos da Convenção da Diversidade Biológica. “Existem oportunidades comerciais interessantes que estão sendo desperdiçadas, no que diz respeito ao uso sustentável da biodiversidade. Especialmente num país tão rico quanto o nosso”, afirma Leitão.

O Funbio já apóia várias iniciativas que unem conservação e comércio. “Projetos como o Cerrado é Vida, de produção sustentável de polpas de frutas, ou o de produção de palmito de pupunha, da Associação dos Produtores Alternativos, em Rondônia, ou o de artesanato com fibra de arumã da Associação dos Artesãos de Novo Airão, no estado do Amazonas, ou mesmo o de ostras frescas, da Cooperostra, em São Paulo, são alguns exemplos”, conta Maria Clara Couto, coordenadora de programas do fundo.

O programa Bio Trade no Brasil dará ênfase aos produtos com maior potencial de valor agregado, criação de empregos e inclusão social, facilitando o desenvolvimento econômico e a diminuição da pobreza. “A idéia principal é envolver o setor privado na conservação da biodiversidade”, completa Pedro Leitão.

Criado em 1996, o Bio Trade tem desenvolvido programas nacionais de biocomércio e estimulado ações de promoção da exportação, principalmente nos países da região amazônica, incluindo o Brasil.

Nos dias 3 e 4 de junho deste ano, o programa promoveu, junto com o World Resources Institute, o 1º New Ventures Biodiversity Investor Fórum da América do Sul (Fórum de Investidores para Empresas da Biodiversidade da Região Andina e Amazônia Legal Brasileira), no Peru.

O Bio Trade é uma iniciativa da Unctad, organização que tem sido o órgão central das Nações Unidas para promoção do fortalecimento das relações comerciais nos países em desenvolvimento, envolvendo questões relacionadas a investimentos, finanças, tecnologia e desenvolvimento sustentável. (Funbio)