Multinacionais se comprometem a eliminar uso de gases que causam efeito estufa

Três empresas líderes mundiais dos setores de alimentos, fast-food e refrigerantes se comprometeram nesta terça-feira (22) a eliminar gradualmente a utilização de equipamentos que contêm hidrofluorcarbonetos (HFCs) no seu mecanismo de refrigeração.

O Greenpeace e o Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apóiam a iniciativa da Unilever, Coca-Cola e McDonald’s em dar início à eliminação de HFCs nos equipamentos de refrigeração. As empresas apresentaram seus programas durante uma conferência realizada nesta terça-feira em Bruxelas.

Este comprometimento das empresas é o resultado das exigências feitas pelo Greenpeace durante o período que antecedeu os Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney (Austrália), quando a organização exigiu que os líderes de mercado em diversos setores se comprometessem com um futuro livre de HFC. Um mês após o lançamento de uma grande campanha de conscientização dos consumidores sobre estes problemas, a Coca-Cola comprometeu-se em eliminar gradualmente a utilização destes refrigeradores até a realização da Olimpíada de Atenas em 2004.

Em 1993, quando o Greenpeace desenvolveu e divulgou o refrigerador
Greenfreeze – a primeira geladeira do mundo livre de CFC (clorofluorcarboneto) e HFCs -, provou que esses gases são desnecessários nos processos de refrigeração. Os refrigeradores Greenfreeze revolucionaram a tecnologia, tornando-se um padrão industrial de produção de refrigeração doméstica.

“O Greenpeace saúda o comprometimento feito pela Unilever, Coca-Cola e McDonald’s. Nós pedimos para que seus concorrentes, como Nestlé, Pepsi e Burger King, sigam esta tendência. Mas esta ação positiva das empresas é apenas parte do caminho. Para a solução completa do problema, os governantes também precisam agir. Os políticos não podem ficar parados esperando o mercado definir o caminho que deve ser trilhado pelo governo”, disse Gerd Leipold, diretor-executivo do Greenpeace Internacional.

Até 2005, a indústria de sorvetes da Unilever, que detém a marca Kibon, afirma que comprará apenas cabines de refrigeração livres de HFCs. Até agora, mais de 14 mil equipamentos já foram substituídos. Em todo o mundo, a Coca-Cola pretende converter milhões de máquinas de venda automática em refrigeradores livres de HFCs. O McDonald’s promete fazer mudanças em 30 mil lanchonetes, trocando 11 tipos de equipamentos refrigeradores – incluindo ar-condicionado, freezer portátil e refrigerador de bebidas – por equipamentos alternativos.

Pesquisas em tecnologia de ponta sustentam a decisão destas três empresas, fazendo com que os equipamentos sejam viáveis e justifiquem os milhões de euros investidos. (Greenpeace)