Os maiores desafios na Indonésia após o tsunami que varreu o litoral do país em dezembro de 2004 ainda estão por vir, disse o secretário-geral da ONU – Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, em mensagem divulgada nesta segunda-feira (26) na província de Aceh.
‘De certo modo, os dias mais difíceis ainda devem chegar’, declarou Annan em mensagem de vídeo divulgada na cerimônia realizada na Indonésia para recordar e homenagear as mais de 220.000 vítimas causadas pelo tsunami de 26 de dezembro de 2004.
‘Os chefes de família têm uma terrível necessidade de voltar a contar com os meios para ganhar a vida. Centenas de milhares de famílias necessitam de uma nova casa permanente, e os povoados devem ser reconstruídos’, acrescentou o secretário-geral da ONU.
No entanto, ele também reconheceu que, um ano depois da tragédia, já ‘foram realizados progressos consideráveis em numerosos campos’.
‘As crianças voltaram aos colégios; conseguiram evitar a aparição de epidemias; dezenas de milhares de sobreviventes conseguiram trabalho e a ajuda alimentar chega a todas as famílias afetadas’, enumerou. (AFP/ JB Online)