Operação de fiscalização realizada pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Estação Ecológica Juami-Japurá durante os dias 13 a 23 de dezembro, percorreu os rios Japurá, Auati-Paraná e Solimões e abrangeu os municípios de Tefé, Alvarães, Fonte Boa, Maraã, Japurá e Uarini.
Foram apreendidos 3.265kg de pirarucu seco proveniente dos lagos manejados de Fonte Boa, 2.400kg de curimatã e quantidades menores de outros peixes que estão no defeso como aruanã, sardinha e pacu.
Foram libertados quelônios que no rio Japurá estão na época de desova: dez tracajás (Podocnemis unifilis), uma tartaruga (Podocnemis expansa), uma iaça (Podocnemis sextuberculata) e apreendidos 218 ovos, além de treze malhadeiras utilizadas para capturá-los.
Foram apreendidos também 25m3 de madeira de Assacú (Hura crepitans L.), Virola (Virola surinamensis) e Paricarana (Pithecellobium corymbosum) que estavam com ATPF irregular. O total em multas aplicadas foi de R$ 85,3 mil. (Ibama)