O Paraná aprovou na semana passada a resolução n° 19/2010, que estabelece os procedimentos e normas para proteção e utilização do palmito no estado.
A resolução abrange desde o procedimento correto para o plantio, até a exploração do palmito plantado e a coleta de frutos de palmito. A normatização viabiliza a produção de forma sustentável, uma vez que a atividade é de grande importância na composição da renda da agricultura familiar em algumas regiões do estado.
A falta de normatização e orientações no manejo possibilitaram uma série de furtos de palmito em áreas públicas e particulares, segundo dados da assessoria de comunicação. “A resolução permite que seja coibida a extração ilegal e ao mesmo tempo conservado os que já estão plantados”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, coronel Rosa Neto.
Em julho de 2009 o estado deu início à Operação Caápua (palavra de origem tupi), com objetivo principal de combater a caça de animais silvestres no Estado. Até o final do ano, durante as fiscalizações, foram apreendidas mais de 10 mil unidades de palmito in natura, o que corresponde a 2.409 vidros do produto. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2010, as apreensões chegaram a 3.328 unidades.
Denúncias podem ser feitas ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde pelo telefone 0800 643 0304.
*Com informações da ascom.