Durante sua visita ao Brasil, um dos mais importantes ambientalistas do mundo, o americano Lester Brown, fundador do WWI-Worldwatch Institute, destacado pelo jornal Washington Post como um dos mais influentes pensadores da atualidade, esteve em Itacaré (BA) para conhecer o projeto Fazenda de Chocolate, idealizado pela UMA-Universidade da Mata Atlântica e desenvolvido em parceria com o WWI.
O projeto prevê a produção de chocolate e cosméticos diretamente do cacau nas fazendas, aumentando as oportunidades de emprego e geração de rendas na região cacaueira, promovendo a preservação ambiental. Hoje, enquanto o cacau é vendido a cerca de 4 reais o quilo nas fazendas, o chocolate caseiro é vendido a 90 reais, uma supervalorização que chega a 2.225% a mais.
Brown conheceu a área onde será instalado o projeto piloto, e realizou um sobrevôo para visualizar a vasta área de Mata Atlântica produtora de cacau, denominada no projeto como Floresta de Chocolate.
Durante sua visita a Itacaré, Lester Brown hospedou-se no Itacaré Village, resort localizado dentro do condomínio Villas de São José, escolhido pelos idealizadores como local ideal para iniciar o projeto piloto, por representar um novo conceito de econegócios.
Aproveitando a estadia na capital do chocolate, o ambientalista provou e aprovou o delicioso Chocolate da Mata Atlântica, feito com 70% de cacau, produzido pela Cabruca-Cooperativa de Produtores Orgânicos do Sul da Bahia.
(Fonte: Assessoria de Imprensa)