Geleiras de cordilheira africana vão desaparecer

Os famosos picos gelados da zona equatorial africana desaparecerão dentro de 20 anos, por causa do aquecimento global, indica um estudo realizado por cientistas do Reino Unido e Uganda. Em artigo publicado no periódico Geophysical Research Letters, eles informam resultados do primeiro levantamento feito, nesta da década, das geleiras das Montanhas Rwenzori, também conhecidas como Montanhas da Lua. Um aumento na temperatura do ar ao longo dos últimos 40 anos contribuiu para uma redução notável da cobertura de gelo nos picos.

O Rwenzori marca a fronteira entre a República Democrática do Congo e a República de Uganda. A cordilheira abriga uma das quatro únicas geleiras que existem em áreas tropicais fora dos Andes, e é famosa pela fauna e flora espetaculares. O caráter lendário dos montes foi fixado no século 2, quando o geógrafo grego Ptolomeu descreveu as montanhas geladas da África equatorial dizendo: “As Montanhas da Lua, cujas neves alimentam os lagos, fontes do Nilo”.

As geleiras foram pesquisadas pela primeira vez há um século, quando a cobertura glacial da cordilheira teve a extensão estimada em 6,5 quilômetros quadrados. Pesquisas recentes em campo e mapeamento por satélite conduzidos por pesquisadores do University College de Londres, Universidade Makerere de Uganda e o Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Uganda mostra que algumas das geleiras vêm recuando dezenas de metros a cada ano, e que a área coberta de gelo caiu à metade entre 1987 e 2003. (Estadão Online)