A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis baixou portaria ampliando o número de municípios onde é obrigatória a comercialização do óleo diesel metropolitano – produto com teor máximo de enxofre de 500 ppm (partes por milhão), considerado menos poluente.
A portaria publicada no Diário Oficial da União estende a venda do diesel menos poluente, que era obrigatória apenas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a outros 146 municípios de dez estados, totalizando 237 municípios em todo o país.
Segundo a ANP, a nova resolução visa “a melhoria da qualidade do ar na medida em que refletirá na redução das emissões de óxido de enxofre e a fumaça preta”.
A ANP também determina a redução do teor de enxofre do óleo diesel do interior, comercializado no restante do país, de 3.500 para 2.000 de partes por milhão.
Os produtores terão, a partir da publicação da resolução, 30 dias para se adequarem à nova medida e os revendedores, 60 dias. (Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)