A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresentou nesta segunda-feira (13) levantamento sobre a destinação de lixo em 720 indústrias paranaenses. O estudo, elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi divulgado durante o Seminário sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria, promovido em parceria com o Ministério Público na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), em Curitiba.
O levantamento mostra que 99 indústrias são responsáveis pela produção de 98% do resíduo gerado no Estado. “Se dermos atenção especial para estas empresas, estaremos cuidando de quase todo resíduo produzido no Paraná”, destacou a responsável pelo levantamento, Ana Cecília Novack. Segundo ela, somente em dois anos (2002 e 2003) o volume de resíduos industriais gerados no Paraná chegou a quase 16 milhões de toneladas.
“O estudo traz informações sobre o volume de resíduo produzido pelas indústrias e quais os tipos de resíduos gerados, servindo como base para estabelecer a política de gestão de resíduos no Estado”, completou a técnica.
Outro dado apontado no levantamento mostra que quando a indústria tem um mecanismo interno para gestão de resíduos, 35% do material é reutilizado pela própria empresa, 16% é utilizado para a fertilização do terreno da indústria, 26% é encaminhado para aterro interno e o resto dos resíduos tem outros destinos. Quando o destino final do resíduo é externo 21,5% do material é depositado em aterros públicos.
O estudo tem como base o Inventário sobre Resíduos Sólidos Industriais criado pelo IAP, que surgiu com a obrigatoriedade do preenchimento de um formulário – por representantes das empresas – ao solicitar o licenciamento ambiental ou a renovação da mesma ao Instituto.
Seminário – Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público, Universidade Estadual do Paraná (UFPR) e UFTPR, o evento teve como objetivo divulgar as diretrizes governamentais para gestão de resíduos sólidos industriais e a importância de parcerias com instituições para o gerenciamento correto do lixo gerado.
O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas, destacou a importância do plano de gerenciamento de resíduos feito pelas empresas. “Toda indústria gera resíduos em seu processo de produção. Com um plano de gerenciamento, a empresa vai aproveitar o máximo possível do resíduo, transformando o resíduo que seria um problema ambiental em matéria prima para outra empresa”, concluiu.