Às vésperas da chegada do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os EUA devem se esforçar mais para reduzir o efeito estufa.
“A humanidade inteira cobra do presidente Bush que tenha mais compromisso em relação à diminuição de emissão dos gases causadores de efeito estufa”, disse a ministra. Bush visitará o Brasil em 8 e 9 de março e o presidente Lula vai aos EUA no final do mesmo mês. Na pauta estão negociações sobre uma possível cooperação na utilização do etanol como combustível.
A ministra afirmou que é preciso negociar politicamente a redução de emissões nos países desenvolvidos. “Estamos em uma esquina ética. Ou entramos em um novo processo civilizatório, ou a situação vai ficar muito difícil”, afirmou.
O governo brasileiro ratificou a sua posição de não ter metas próprias para redução de emissões. A declaração da ministra foi dada no mesmo dia em que o G7, bloco de países desenvolvidos, publicou um manifesto pedindo às nações industrializadas que assumam sua parcela maior de culpa pelo aquecimento global. (Folha Online)