Chefe da Nasa criticado por minimizar aquecimento global

O chefe da agência espacial dos Estados Unidos atraiu críticas de cientistas quando disse não estar certo sobre se o aquecimento global é um problema, e que seria “arrogante” supor que o clima da Terra não deve mudar.

“Não tenho dúvidas de que existe uma tendência para o aquecimento global”, disse Michael Griffin, em entrevista gravada para a Rádio Pública Nacional dos EUA. “Não estou certo de se é justo dizer que se trata de um problema que deveríamos enfrentar”.

“Creio que perguntaria quais seres humanos, quando e onde, deveriam ter o privilégio de decidir que este clima em particular que temos aqui hoje, agora, é o melhor clima para todos os outros seres humanos. Creio que é uma posição muito arrogante para as pessoas adotarem”, disse Griffin.

O cientista Jerry Mahlman, especialista em atmosfera que já foi a principal figura da Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA) dos EUA, disse que a fala de Griffin releva alguém ou “totalmente sem noção” ou “um ideólogo em profunda negação” do aquecimento global.

Já um importante especialista em clima da própria Nasa, James Hansen, disse que Griffin mostrou “arrogância e ignorância”, porque milhões de pessoas provavelmente serão prejudicadas pelo aquecimento global. (Associated Press/ Estadão Online)