Blair pede acordo ao G8 para reduzir emissões de gás carbônico em 2050

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pediu na sexta-feira (27) que os líderes do Grupo dos Oito (G8), os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, cheguem a um acordo para reduzir pela metade as emissões de gás carbônico em 2050, durante a cúpula em Hokkaido (norte do Japão), no início de julho.

Em uma conferência em Tóquio, Blair disse que esse deveria ser o principal objetivo da cúpula do G8 (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá, Japão e Rússia), que será realizada de 7 a 9 de julho. “Acho que o importante este ano no G8 é conseguir um acordo para 2050”, afirmou o ex-primeiro-ministro do Reino Unido e atual enviado especial para o Oriente Médio, informou a agência local “Kyodo”.

Para Tony Blair, é preciso que o G8 eleja “um caminho realista” para a redução de gases poluentes e que, ao mesmo tempo, defina “uma direção clara” em sua cúpula de Hokkaido.

Blair, que visita Tóquio, entregou um relatório sobre a mudança climática ao primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, elaborado por um grupo de estudos ambientais do qual faz parte. (Fonte: G1)