Prefeito de Campinas (SP) veta multas a donos de animais ferozes

O prefeito de Campinas (93 km de São Paulo), Hélio de Oliveira Santos (PDT), vetou um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que pretendia multar donos de cães ferozes que ferissem alguém. No veto, o prefeito afirmou que a proposta é inconstitucional, entre outros argumentos, pois os donos nem sempre são culpados pelos atos dos cães.

O projeto, agora, retorna à Câmara. Devido ao recesso, porém, não há data para votação.

O texto, de autoria do vereador Cid Ferreira (PMDB), propunha aplicação de multa de 1.000 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas) – o equivalente a R$ 1.867 – a todo proprietário de um animal feroz que ferisse uma pessoa. O objetivo era destinar o dinheiro arrecadado a um fundo que arcaria com o tratamento das vítimas.

Conforme o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde observou que não seria possível multar indiscriminadamente porque “existem situações em que o proprietário do animal não poderia ser responsabilizado pelo ataque”, como “nos casos de animais feridos, fêmeas com cria, e aqueles em que o fato se deu por culpa exclusiva da vítima”.

Outro problema apontado no veto do prefeito é a falta de indicação de recursos para atender os encargos que seriam causados pela aprovação do projeto. (Fonte: Folha Online)