As emissões de gases causadores do efeito estufa pelos Estados Unidos subiram 1,4% em 2007 na comparação com 2006 e, no acumulado de 1990 a 2007, registraram expansão de 17%. Os dados são da Agência de Proteção Ambiental (EPA) do governo americano.
Pelo Protocolo de Kyoto, que o governo americano optou por não ratificar, os países industrializados deveriam reduzir suas emissões coletivas em 5%, sobre a base de 1990.
O aumento registrado em 2006 foi causado, principalmente, pela elevação das emissões de dióxido de carbono ligadas ao uso de combustível e ao consumo de energia, diz nota a agência.
Houve maior demanda de combustível para aquecimento e para a geração de eletricidade, por conta do inverno mais rigoroso e do verão mais quente na comparação com 2006.
Houve um aumento na demanda de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade, associado a uma queda significativa – 14,2% – no uso do potencial hidrelétrico para esse fim.
O total de emissões pelos EUA dos seis principais gases causadores do efeito estufa em 2007 foi equivalente a 7,15 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. (Fonte: Estadão Online)