Nos últimos quatro anos, as emissões nestes países diminuíram em média 6,2% em relação a 1990, explicou a Comissão em uma nota, citando números provisórios da Agência Europeia de Meio Ambiente.
Assim, “damos um grande passo para o cumprimento do objetivo estabelecido no Protocolo de Kyoto”, que prevê uma redução de 8% das emissões entre 2008-2012 para os 15 países que integravam a UE quando o texto foi assinado, em 1997, indica o comunicado.
O bloco europeu é formado atualmente por 27 países – que, à margem de Kyoto, compartilham o objetivo de alcançar um corte de 20% das emissões até 2020 em relação aos níveis de 1990.
A queda de 2008 se deve principalmente a uma redução das emissões de dióxido de carbono originadas pela queima de combustíveis fósseis nos setores de transporte, de energia e da indústria.
A crise econômica também influenciou a redução, já que os níveis de consumo energético por parte da indústria e do transporte de mercadorias caíram.
O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, comemorou os novos dados, dizendo tratar-se de “uma mensagem oportunamente dirigida ao resto do mundo” a poucos meses da conferência internacional sobre as mudanças climáticas que acontece em dezembro, em Copenhague, da qual deve sair um protocolo global para substituir Kyoto. (Fonte: Folha Online)