Promovido pela Associação Americana de Geólogos do Petróleo (AAPG, na sigla em inglês), o evento discutirá assuntos diversos relativos ao setor petrolífero, mas, principalmente, o impacto das recentes descobertas no pré-sal da Bacia de Santos para o setor energético mundial.
Este é o segundo ano em que o Brasil sedia o encontro, que deve atrair cerca de 3 mil pessoas, de acordo com os organizadores. O primeiro foi em 1998, também no Rio de Janeiro.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participa nesta segunda-feira (16), às 9h30, da sessão especial, quando falará sobre o tema Liderança e Processo Decisório em Exploração e Produção. Às 14h, está prevista uma entrevista coletiva do presidente da estatal.
A Petrobras é uma das principais patrocinadoras do evento. A empresa montou no local do evento uma exposição em um estande de 144 metros quadrados, cujo tema é Abrindo Novas Fronteiras Exploratórias.
Entre as atrações do estande, destaca-se uma tela conhecida como Illuminate, que permite ao visitante interagir com as imagens, sem que seja necessário tocá-las. Ao movimentar as mãos a uma curta distância da tela, o público poderá “descer” até as camadas geológicas mais profundas dos reservatórios do pré-sal, interagir com imagens sísmicas, “separar” continentes, entre outras curiosidades. (Fonte: Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)