O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (15) o desenvolvimento de dois satélites em conjunto com a Índia e a África do Sul. O projeto faz parte de um dos acordos firmados entre os países durante a 4ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do Ibas.
“Anunciamos hoje o desenvolvimento de dois satélites. O primeiro para estudos climáticos e outro para a observação da Terra. Os satélites vão beneficiar os países do Ibas e outras nações amigas em matéria de agricultura, navegação, transporte aéreo e telecomunicações. Eles vão reforçar o trabalho dos centros espaciais nos nossos três países”, disse Lula, após se reunir com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.
Zuma se disse “entusiasmado” com o projeto de construção de satélites, que segundo ele, ajudará a “melhorar” a vida da população. “É uma oportunidade de aumentar a cooperação na área de tecnologia”, afirmou.
Lula afirmou ainda que foram assinados outros acordos trilaterais. Um deles visa, segundo o presidente, “melhorar a cooperação na área de energia solar”. O presidente voltou a defender a retomada das negociações da Rodada de Doha. “A conclusão da Rodada de Doha é uma tarefa inadiável. Ajudará a corrigir anomalias que ainda afetam o comércio internacional”. (Fonte: Nathalia Passarinho/ G1)