Teste em ratos revela remédio contra obesidade sem efeitos colaterais

Um remédio similar ao Acomplia, droga tida como promessa na redução de peso, ajudou na redução de açúcar e gordura no saunge de ratos sem acarretar efeitos colaterais psicológicos como , conforme informaram cientistas norte-americanos nesta segunda-feira (26).

A droga mira os receptores canabinoides, ativados após o consumo de substâncias como a maconha, composta por estimulantes como o THC, porém não age no cérebro como o Acomplia.

Especialistas da agência norte-americana para pesquisas médicas, conhecida como National Institutes of Health, em parceria com a Universidade Northeastern conseguiram impedir a ação do medicamento no cérebro dos ratos, reduzindo o risco de patologias como depressão e ansiedade, problemas apresentados pelo Acomplia.

Embora as cobaias não tenham perdido tanto peso com o novo medicamento na comparação com o Acomplia, o experimento apresentou resultados iguais quanto à redução de mudanças metabólicas ligadas à obesidade.

O estudo foi divulgada no Journal of Clinical Investigation. O Acomplia foi retirado do mercado após centenas de reações adversas e algumas mortes serem ligadas ao medicamento na Grã-Bretanha.

Nos Estados Unidos, país no qual a obesidade é considerada uma epidemia, o Acomplia nunca recebeu aprovação após especialistas locais alertarem para a possibilidade do medicamento despertar desejos suicidas nos pacientes. (Fonte: G1)