Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a ocorrência de fusariose em lavouras de urucum no Estado de Rondônia. Causada por um fungo, a doença é de difícil controle, pode causar grandes prejuízos e exige a eliminação das plantas infectadas. A informação é do jornal Rondoniaaovivo.
De acordo com os pesquisadores da Embrapa Rondônia, que publicam a descoberta nas próximas semanas, até hoje não foi encontrado nenhum registro científico dessa doença em lavouras de urucum.
As plantas doentes foram encontradas em 15 propriedades localizadas no município de Corumbiara, o maior produtor de urucum do Estado de Rondônia. Os pesquisadores coletaram aproximadamente 50 amostras e, por meio de testes em laboratório, identificaram o agente causador, o fungo Fusarium oxysporum.
Quando atacada, a planta tem o crescimento prejudicado, apresenta folhas amareladas, perda de folhas e ramos com pontas secas. Nas lavouras visitadas pelos pesquisadores da Embrapa Rondônia, a doença se manifestou em pontos distribuídos aleatoriamente pela lavoura. O fungo ataca uma planta e depois se espalha pelas vizinhas. (Fonte: Amazônia.org.br)