A Secretaria de Saúde do Paraná criou na última semana o Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres, cujo objetivo é coordenar as ações emergenciais de saúde quando houver algum tipo de catástrofe, seja natural ou provocada.
O comitê foi motivado pelas fortes chuvas que atingiram o litoral paranaense no início do mês.
“O Estado tem a responsabilidade de oferecer medidas de intervenção imediatas para o enfrentamento das situações de desastres e de calamidade pública que afetam a saúde da população”, afirmou o secretário Michele Caputo Neto na assinatura da resolução que criou o comitê.
O coordenador do grupo será o diretor de políticas de urgências e emergências da secretaria, Vinicius Filipak. Também integram o comitê as superintendências de Infraestrutura, Vigilância em Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde, os departamentos de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Agravos Estratégicos, o Centro de Saúde do Trabalhador, o gabinete do secretário e a assessoria de comunicação social.
Filipak ficará encarregado de acionar as áreas envolvidas no caso de um desastre e disse que vai trabalhar integrado com a coordenação estadual de Defesa Civil.
“Como numa situação de catástrofe as decisões precisam ser tomadas imediatamente, vamos manter uma lista atualizada com os contatos de profissionais, dos hospitais e de instituições externas, autoridades, instituições públicas e privadas de interesse”, afirmou o coordenador.
Na primeira reunião do comitê serão definidas as responsabilidades dos integrantes e a criação de uma sala de situação. “Também vamos investir na criação de um kit catástrofe para ser utilizado em caso de emergência, com materiais e insumos. Não sabemos o que vem pela frente, por isso precisamos estar preparados para tudo”, disse Filipak. (Fonte: Folha.com)