Mais de um terço dos agricultores do Reino Unido querem instalar projetos de energia renovável em suas propriedades ainda em 2012, esperando retorno financeiro de aproximadamente £ 25 mil, cerca de R$ 65 mil, de acordo com levantamento feito pelo banco Barclays.
A pesquisa feita pela instituição com 300 clientes agrícolas mostra ainda que quatro de cada cinco empresários reconhecem a energia renovável como forma de reduzir os custos, além de ser fonte de renda adicional.
Nesta terça-feira (30), a instituição lançou um fundo de 100 milhões de libras para ajudar os fazendeiros locais a financiar projetos de energia renovável, incluindo painéis solares, torres de energia eólica, usinas hidrelétricas ou de reaproveitamento energético de resíduos orgânicos.
“Queremos sinalizar claramente ao mercado que nós consideramos estas iniciativas como uma grande indústria do futuro. É uma grande oportunidade para as energias renováveis”, afirma Traves Clarke-Walker, diretor do Barclays.
A Grã-Bretanha tem o objetivo de prover 15% do total de energia gerada no país através de métodos renováveis até 2020. Em 2010, o índice era de 7,4%. (Fonte: Globo Natureza)