Os países participantes do Fórum Global de Desenvolvimento Humano, que terminou nesta sexta-feira (23) em Istambul, na Turquia, emitiram declaração defendendo o desenvolvimento com inclusão e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. O documento destaca a necessidade de levantar recursos para financiar soluções que promovam o crescimento sustentável e ajudem no enfrentamento de problemas ambientais e sociais.
A Declaração de Istambul ajudará a embasar as discussões da Rio+20, cúpula que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro e está em sintonia com o conceito de desenvolvimento baseado no tripé social, econômico e ambiental, que norteia o evento a ser realizado na capital carioca. O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Klink, viajou a Istambul para tomar parte nos debates.
Na quinta-feira (22), dia da abertura do evento, uma mensagem do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, foi transmitida aos presentes. Na ocasião, disse que justiça social e proteção ambiental são metas urgentes e que é preciso deflagrar uma ação global em ambas as frentes durante a Rio+20. O Fórum de Desenvolvimento Humano foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o governo da Turquia. (Fonte: Mariana Branco/ MMA)