Mês de junho é o mais chuvoso dos últimos 15 anos em São Paulo

Comparativo divulgado nesta sexta-feira (8) pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, aponta que o mês de junho deste ano apresentou o maior volume de chuvas desde 1997.

Segundo o órgão, até as 19h desta sexta-feira, as precipitações na cidade já totalizavam 110 mm, índice 96% maior do que a média prevista para o mês, que é de 56 mm.

O maior valor acumulado até então havia sido 95,3 mm, em de junho de 1997.

Frio – A cidade de São Paulo teve menor temperatura máxima do ano nesta sexta. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima registrada na capital paulista foi de 15,2ºC, ultrapassando o menor valor do ano até então, de 17,4ºC, no dia 14 de maio.

A menor temperatura registrada pelo CGE foi a da estação automática de Parelheiros/Barragem (zona sul), com 10,9ºC.

No Sul do país, a temperatura mais baixa registrada foi de -9,2ºC em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. Na quinta-feira (7), a temperatura mínima foi de -2,5ºC.

Em Urupema (SC), ventos de 20 km/h – considerados de intensidade fraca a moderada – causaram a sensação térmica de -21ºC, de acordo com o Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Lá, a temperatura mínima registrada foi -9ëC.

Final de semana – O final de semana vai começar com frio e nebulosidade. No sábado (9), a previsão é de mínima de 12°C e máxima de 20°C. Segundo a previsão do CGE, há possibilidade de chuva fraca isolada e neblina. O sol vai aparecer rapidamente durante a tarde.

O tempo deve melhorar no domingo (10), com sol durante o dia e sem previsão de chuvas. Os termômetros variam entre 13°C e 22°C. (Fonte: Folha.com)