Supercarregador da Tesla garante combustível limpo e grátis

Que tal dirigir eternamente sem precisar desembolsar um centavo para reabastecer e sem nenhuma culpa na consciência pelas emissões de poluentes? Elon Musk, um dos multimilionários dos negócios “verdes” pela revista Forbes, tem o caminho para o pote de ouro: o CEO da fabricante de carros elétricos Tesla revelou, em evento na noite de ontem no centro de design da empresa, na Califórnia, o sistema Tesla Supercharger.

Robusto, o supercarregador elétrico tem visual futurista e parece ter surgido da mistura de um foguete com a robô Eva, a namorada toda hightech e ecológica de Wall-E. Por suas dimensões, ele é capaz de entregar quatros vezes mais energia do que os carreadores convencionais existentes no mercado. Isso se traduz numa recarga de carros elétricos bem mais rápida: nada mais do que 30 minutos.

Uma vez que a maioria dos modelos verdinhos atuais precisam passar quatro horas ou mais ligados na tomada para uma recarga completa, redução do tempo de reabastecimentos das baterias é o caminho para tornar os automóveis movidos a eletricidade uma realidade nos Estados Unidos, acredita Musk.

Seis estações instaladas na Califórnia estão a pleno vapor para atender os motoristas. A energia solar é produzida a partir de paineis no teto, que foram fornecidos pela SolarCity, empresa líder na instalação de paineis solares nos EUA por sistema de aluguel, e que também pertence ao empresário. A energia gerada nesses paineis é então armazenada no Supercharger, que tem conexão com os pontos que fazem a recarga dos carros. Até o momento, o sistema só está adaptado para o Model S, o sedã elétrico da Tesla, que já tem um desempenho invejável – com uma bateria de ion lítio de 85 kWh, faz 483 quilômetros com uma única carga completa.

Na prática, o afortunado que tiver um desses vai poder sair para uma viagem de manhã cedo (com a bateria totalmente recarregada), parar em uma das estações que ficam próximas a restaurantes, postos e lojas de conveniência de estrada, ir ao banheiro e tomar um café enquanto aguarda a recarga rápida do seu carango ecológico. A companhia planeja expandir a rede nos Estados Unidos no ano que vem e alcançar as 100 estações até 2015. (Fonte: Exame.com)