Prefeitos de cidades em todo o mundo anunciaram na terça-feira (23) que vão expandir seus compromissos para aumentar ações de resiliência climática, programas de eficiência energética e mecanismos de financiamento. Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, as cidades viraram referência no compromisso com as mudanças climáticas.
A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 454 megatoneladas até 2020.
Pacto – De acordo com uma nota divulgada pela ONU, esta e outras iniciativas anunciadas na Cúpula do Clima têm como objetivo abordar os efeitos do desenvolvimento no meio ambiente, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Este plano específico, conhecido como Pacto Global de Prefeitos, agrega mais de 2 mil cidades, incluindo mais de 200 com metas e estratégias específicas para redução de gases de efeito estufa.
Cerca de 60% da população do mundo viverá em cidades até 2030.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou à Rádio ONU durante o encontro sobre clima na sede da organização.
“Acho que as cidades viraram referência neste compromisso com as mudanças climáticas, com a diminuição das emissões. Acho que é uma tentativa do próprio secretário-geral de provocar os países a seguirem os padrões das cidades. As cidades têm uma capacidade enorme de ajudar os países nessas funções, óbvio que isso pressupõe, ajuda, financiamento, então é uma primeira experiência das cidades neste palco que é das nações. E o que a gente quer aqui é provocar para que os países possam avançar e tomar as decisões necessárias.”
Além de representantes das cidades, governos nacionais e organizações do setor privado também participaram da Cúpula do Clima. (Fonte: Rádio ONU)