Sem atualizar dados da dengue, Itapira/SP corta Carnaval por causa de epidemia

A epidemia de dengue fez a Prefeitura de Itapira (SP) cancelar as atividades de Carnaval e a programação final dos Jogos de Verão. Em busca de apoio na divulgação de ações preventivas, a administração municipal também buscou líderes religiosos e comunitários, mas, apesar da gravidade da situação a Secretaria de Saúde não divulga dados atualizados da doença.

O último balanço da Prefeitura, divulgado há duas semanas, aponta 220 casos em janeiro, 38% do total de registros de todo o ano de 2014, que chegaram a 564. Procurada pelo G1 nesta sexta-feira (30), a assessoria de imprensa da administração não respondeu porque os dados não estão sendo divulgados publicamente.

Atendimento – Segundo vereador Cesar Augusto da Silva (PT), que faz oposição à atual administração, unidades de saúde cortaram consultas e outros tipos de atendimento para tentar suportar a demanda gerada pela dengue. “O pessoal está saindo de Itapira e indo para Mogi Mirim, Mogi Guaçu”, afirmou.

O parlamentar é dono de uma farmácia na cidade e, segundo ele, por dia, média de 20 pessoas com sintomas da doença buscam o estabelecimento dele. A Prefeitura também não respondeu sobre o esquema de atendimento feito no município e nem em relação às ações preventivas realizadas antes de a epidemia se agravar.

Carnaval e Jogos de Verão – O Carnaval de rua e os demais eventos que concentram aglomerações foram cancelados para evitar o agravamento dos casos de dengue. Três escolas de samba e cinco blocos estavam programados para este ano. A verba das agremiações e para a infraestrutura é de R$ 110 mil, mas o dinheiro será revertido para o combate à doença, segundo a administração municipal.

Tradicional há 41 anos, os Jogos de Verão, que reúnem 3 mil atletas, não terão finais pela primeira vez na história. Toda a programação marcada para este sábado (30) foi cancelada. A pontuação de quinta-feira (29) será considera como final.

Por meio da assessoria de imprensa, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) informou que técnicos do órgão estão na cidade com máquinas de nebulização de inseticida para combater o Aedes aegypti, transmissor da doença.

Mogi Guaçu – Em Mogi Guaçu (SP), o carnaval foi cancelado pelo terceiro ano consecutivo por falta de recursos, mas na cidade os casos de dengue também já preocupam. Das 200 notificações desde 1º de janeiro, 84 casos foram confirmados e 93 esperam resultado. Vinte e três foram descartados. Setenta e sete casos foram contraídos no município e sete contraídos em outras localidades.

A Zona Sul e o Centro da cidade lideram com 58 casos. Em 2014, foram 2.084 notificações e 1.165 casos confirmados de dengue. (Fonte: G1)