Uma exposição de produtos, ideias e tecnologias sustentáveis abriu no Planetário do Rio de Janeiro nesta sexta-feira a semana de conscientização sobre as mudanças climáticas organizada no Brasil pela União Europeia (UE) e pela ONG ambientalista WWF.
O evento, chamado “UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis”, inclui uma bicicleta capaz de gerar energia, um projeto para transformar óleo de cozinha em sabão e uma oficina produz roupas femininas com resíduos.
Inaugurado pelo embaixador da UE no Brasil, João Gomes Cravinho, o encontro terá debates, oficinas, conferências, exposições, mostras de cinema e outras atividades até o dia 6 de novembro, destinadas a conscientizar o público não apenas sobre a gravidade das mudanças climáticas, mas também sobre melhores hábitos a serem adotados.
“O Brasil foi um dos três países escolhidos pela União Europeia para desenvolver este tipo de atividade a poucas semanas da Cúpula do Clima de Paris”, disse à Agência Efe a conselheira política, econômica e de comunicação da delegação da União Europeia no Brasil, Concha Fernández de la Puente.
Durante os próximos sete dias, o Planetário do Rio de Janeiro será palco de diferentes eventos destinados a mostrar que o problema das mudanças climáticas não é complexo a ponto de ficar apenas nas mãos dos governantes, e sim algo tangível que pode ter a colaboração de todos.
“Esta semana será dedicada a esse assunto: como entregar aos nossos filhos e netos um planeta habitável. O lema que temos para esta semana é ‘Somos todos responsáveis’. O que queremos é mostrar que temos responsabilidades e também formas de assumir essa responsabilidade”, afirmou Cravinho na cerimônia de inauguração.
Entre os assuntos que serão debatidos por especialistas europeus e brasileiros figuram urbanismo e mobilidade urbana, uso da terra e agricultura, segurança e clima, energia, água e resíduos sólidos.
O evento também oferece palestras concedidas por figuras de destaque como o artista plástico Vik Muniz, o cantor Gilberto Gil, a jornalista Sonia Bridi, o cineasta João Amorim e o ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz.
O ato principal está programado para a próxima terça-feira e contará com a participação do comissário da União Europeia para Clima e Energia, Miguel Arias Cañete; da ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú; do secretário da WWF-Brasil, Carlos Nomoto; e do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Entre as atividades previstas há um desfile de roupas e acessórios com produtos de reciclagem criados pelo estilista Joel Souza e um debate sobre o documentário brasileiro “Lixo Extraordinário”, com a participação de Vik Muniz e do ex-catador Tião Santos, protagonista do filme que relata a produção de uma obra de arte a partir de objetos retirados do lixão de Jardim Gramacho. (Fonte: Terra)