A Cetesb multou em R$ 1 milhão a mineradora Meia Lua, em Jacareí (SP), pelo rompimento da barragem que lançou rejeitos de mineração de areia do rio Paraíba do Sul no último dia 5. Antes, a mineradora Rolando Comércio de Areia tinha sido multada em R$ 5 milhões pelo dano ambiental.
A multa à mineradora Meia Lua, aplicada nesta sexta-feira (19), corresponsabiliza a empresa pelo funcionamento da lagoa, que mesmo sem licença, recebia os resíduos da operação de uma mineradora vizinha, a Rolando – que foi responsabilizada pelo problema pela Cetesb.
Na ocasião do vazamento, a Meia Lua estava com as atividades suspensas aguardando o processo de renovação da autorização. O volume de rejeitos lançados pela Rolando fez com que houvesse elevação do nível do reservatório de rejeitos, o que acabou por provocar o rompimento da barragem, ao lado do rio.
Os resíduos lançados no Paraíba causaram poluição hídrica, com alteração na turbidez da água e paralisação na captação em São José dos Campos, Pinda e Aparecida.
De acordo com a Cetesb, a mineradora Meia Lua vai ter que cumprir exigências do órgão, entre as quais apresentar uma manifestação do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), quanto ao estudo de estabilidade da barragem rompida. O conserto foi feito no dia seguinte ao rompimento.
Outro lado – O G1 procurou, por telefone, na manhã de sábado (20), os representantes da mineradora Meia Lua, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: G1)